BlogBlogs.Com.Br

Projetos Canta Cantos

 
 

Um passo adiante

Aeee! Parabéns para nós todos!

Agora é oficial. O projeto Canta Cantos está de casa nova. O novo endereço é www.cantacantos.com.br e algumas novidades já estão para entrar no ar. Mais uma vez a gente deixa a caxanguinha .zip.net (que nos sempre nos acolheu muito bem por sinal) em busca de novas aventuras.

Tudo bem que a última não deu muito certo, mas pelo menos aprendemos com os nossos erros. A história agora é outra e as condições também. Oxi, oxi, oxi. Felicidade é mato!

[]s e não deixem de nos visitar! :D

Clipping Canta Cantos

Início de ano é sempre uma boa época para começar projetos, experimentar idéias e mostrar serviço, não é mesmo? É quando a gente renova o ânimo para enfrentar mais doze longos e cansativos meses de ralação seja onde, como e com quem for.

Por isso, o blog do Canta Cantos vem ganhando nas últimas semanas mais serviços e opções. Começamos com a rádio online, consultamos a previsão do tempo do Cptec e agora chegamos no jornalismo científico. É isso aí, a partir de hoje este blog tem a honra de apresentar uma nova categoria de postagens: o Clipping Canta Cantos.

Clipping é o mesmo que uma seleção de notícias sobre um mesmo tema. Isto é, o Clipping Canta Cantos vai trazer The Best Of geografia dos principais jornais do Brasil. Tudo aquilo que sair (somente) nas sessões de Ciência e Tecnologia da Folha de São Paulo, d'O Globo e do Estado de Minas virará notícia aqui!

A idéia é compartilhar o que aparece nos cadernos de C&T brasileiros e refletirsobre a divulgação de ciência que vem acontecendo por aqui. Agora, se você está satisfeito ou não, a gente discute nos comentários logo abaixo.

[]s

Lucas Mello

Rádio Canta Cantos

Olá pessoal,

hoje eu não vou por nenhum disco nós que ouvimos, programa que fizemos ou comentário de qualquer tipo. Vim aqui só para dizer que este blog agora conta com uma rádio própria! É verdade, a partir de hoje dá para fuçar no site todo e ainda ouvir música ao mesmo tempo. 

Se quiser ver como a rádio funciona basta levar o seu cursor até a coluna da direita, para baixo da previsão do tempo (yes, nós também temos Cptec!). As músicas tocarão automaticamente e de forma aleatória, mas você pode saltar, voltar ou pausar o som manualmente se assim preferir. São poucas músicas, de vários cantos do Brasil, de nomes conhecidos e desconhecidos, mas cada uma mostra um pouco como a geografia de cada um é rica e pode se manifestar de diferentes maneiras!

Portanto, ouça! E se você tiver alguma sugestão ou crítica é só comentar que eu responderei com o maior prazer.

[]s

Lucas Mello

Apoiadores

O projeto Canta Cantos de divulgação do conhecimento geográfico é apoiado pelo CNPq e pela Fapemig.

 

 

Depois da derradeira

ATENÇÃO!

Esta é a última postagem do Canta Cantos no endereço .zip.net! É isso mesmo, estamos de casa nova. O novo endereço do Canta Cantos é www.igc.ufmg.br/cantacantos.

E para fechar a caxanga com chave de ouro, eu trago um filme muito, muito legal.

1997 - Encontro com Milton Santos ou O mundo global visto do lado de cá

O grande mérito de um filme como este é divulgar um pouco da percepção e da crítica extraordinária de Milton Santos. Brasileiro, nordestino e negro, SANTOS, M. foi sem dúvida um dos maiores intelectuais do fim do século XX. Qualquer pessoa que se incomoda com as injustiças sociais dos dias de hoje ou que rejeita a normalidade da miséria humana merece conhecer um pouco do seu pensamento, merece ter, ao menos, 89 minutos deste Encontro.

Baixe o filme clicando aqui (o arquivo é grande mas vale a pena).

A gente se vê na casa nova, valeu!

Pílula Canta Cantos

O micro programa Canta Cantos é a pedra fundamental sobre a qual se construiu o projeto de mesmo nome. Atualmente ele é exibido todos os dias às 21:15 na Rádio UFMG Educativa 104,5 FM em Belo Horizonte e online no endereço www.ufmg.br/online/radio.

O programa é formado por duas partes: uma acadêmica e uma musical. A metade acadêmica expõe temas e abordagens importantes da Geografia, enquanto a musical enriquece o processo de comunicação por rádio, aumentando as possibilidades de contato entre o cientista e o ouvinte comum.

Acreditamos que a música é um importante símbolo cultural e que a sua utilização pode nos ajudar a compreender melhor o espaço, seus fenômenos e significados.

Produção e apresentação Lucas Mello, Bia Nogueira, Eros Caio e Anna Carolina Rodrigues.

Canta Cantos Especial

O Canta Cantos Especial de uma hora de duração tem objetivos semelhantes ao micro programa original, mas possui uma metodologia completamente diferente. Atualmente ele é exibido às segundas-feiras às 22:00 na Rádio UFMG Educativa 104,5 FM em Belo Horizonte e online no endereço www.ufmg.br/online/radio.

O programa nasce de entrevistas realizadas com artistas da música brasileira e, mais recentemente, com cientistas das mais diversas áreas. O convidado da semana fala sobre sua trajetória pessoal, dos lugares que o marcaram a sua vida da infância até os dias de hoje. E mais! É ele quem pontua o bate-papo escolhendo as músicas que serão tocadas no programa, simbolizando as impressões, experiências e espaços que fazem parte de sua história. No Canta Cantos Especial, o entrevistado é mais do que um entrevistado, ele participa da própria construção do programa!

Produção e apresentação Lucas Mello, Lucas Ávila e Bia Nogueira.


Clique aqui para baixar o Canta Cantos Especial com Fernando Catatau, vocalista e guitarrista do grupo Cidadão Instigado.


"Para escrever um poema
não basta um pássaro
ou uma flor:
basta o escrever
se é que basta:
esse pão
essa comida
esse vinho
do escrito
à impressão

Fica um grito
entalado na garganta.
Tudo o que temos
não basta.
É preciso tirar da morte
da palavra
esse silêncio bastante
de si mesmo
e ouvir uma canção inexistente."

Clique aqui para baixar o Canta Cantos Especial com a professora da Faculdade de Letras da UFMG Vera Casa Nova.


Clique aqui para baixar o Canta Cantos Especial com a cantora Titane.

Sinal Aberto

Sinal Fechado (Paulinho da Viola)

"Olá, como vai?
Eu vou indo e você, tudo bem?
Tudo bem eu vou indo correndo
Pegar meu lugar no futuro, e você?
Tudo bem, eu vou indo em busca
De um sono tranquilo, quem sabe
Quanto tempo, pois é
Quanto tempo

Me perdoe a pressa
É a alma dos nossos negócios
Oh! Não tem de quê
Eu também só ando a cem
Quando é que você telefona?
Precisamos nos ver por aí
Pra semana, prometo talvez nos vejamos
Quem sabe?
Quanto tempo, pois é, pois é, quanto tempo

Tanta coisa que eu tinha a dizer
Mas eu sumi na poeira das ruas
Eu também tenho algo a dizer
Mas me foge a lembrança
Por favor, telefone, eu preciso
Beber alguma coisa, rapidamente
Pra semana
O sinal
Eu espero você
Vai abrir
Por favor, não esqueça,
Adeus"

Clique aqui para baixar a música.


A meta do programa Sinal Aberto é “tocar” o ouvinte para que este repense a sua situação no mundo, principalmente a sua existência como espécie.

Conscientizar o ouvinte do seu Lugar no mundo. Essa é a proposta do Sinal Aberto e para desenvolvê-la a equipe do Canta Cantos trabalhará tanto com a produção acadêmica e científica - oferecendo informações relevantes à preservação e ao uso sustentável da diversidade biológica - quanto com a popular e artística - na forma dos mais variados tipos e interpretações musicais brasileiras.

A idéia é levar a audiência para um Lugar construído pelo diálogo do pesquisador com a música e, quem sabe, com a ajuda do próprio ouvinte, gerar significados impensados pelos seus próprios produtores.

Produção Lucas Mello.

Aldeia

Política, movimentos sociais, cultura, geografia e espacialidade. A América Latina unida em uma única aldeia, onde o ouvinte vai poder conhecer um pouco sobre as semelhanças e particularidades de cada país que compõe a região.

O objetivo do programa é mostrar ao ouvinte que ele também é integrante do universo latinoamericano, variado e diferente nos aspectos culturais e nos costumes de cada país e muito semelhante quanto à condição social e a política na região. A equipe do Canta Cantos vai mostrar uma América Latina próxima, com curiosidades, dados históricos e científicos mesclados com músicas que representem os lugares ou a situação tratada em cada programa.

Produção e apresentação Lucas Ávila.

Todos os lugares do Brasil estão aqui!

O que é o Canta Cantos?

O Canta Cantos é um projeto de divulgação científica que acontece na UFMG desde 2004. Criado pelo geógrafo Lucas Mello, o seu objetivo principal é divulgar formas alternativas de se fazer Geografia. Para isso, os seus participantes trabalham com diversos meios de comunicação, mas, principalmente, com o rádio.

Atualmente, o projeto conta com dois programas na programação da Rádio UFMG Educativa 104,5 FM: o micro Canta Cantos e o Canta Cantos Especial de uma hora de duração. Outros dois programas estão em fase de produção, assim como uma série de videoclipes para televisão.

Clique aqui para ouvir a Rádio UFMG Educativa.

Clique aqui para visitar o site da TV UFMG.

 


 

História do projeto

O Canta Cantos foi criado no começo de 2004 para ser um programa de Geografia na programação da Rádio UFMG Educativa. Desde já, sua idéia original era unir o conhecimento acadêmico ao conhecimento popular para que os ouvintes da rádio pudessem perceber como a Geografia faz parte do nosso dia-a-dia e como qualquer um pode pensar geograficamente a partir de muito pouco.

No entanto, à pedidos do coordenador da Rádio UFMG Educativa, Elias Santos, o geógrafo Lucas Mello cria um segundo programa de rádio em meados de 2006. Batizado de Canta Cantos Especial e com uma hora de duração, o novo programa tem objetivos semelhantes ao programa original, apesar de ser feito de uma forma completamente diferente. Assim, rejuvenescido, mas amadurecido, o Canta Cantos deixou de ser um programa de rádio para se tornar um projeto de divulgação do conhecimento geográfico.

Hoje, a produção do projeto Canta Cantos já é reconhecida tanto nacionalmente quanto internacionalmente. Em junho de 2006, o micro programa Canta Cantos foi apresentado em Brasília durante o encontro internacional de Rádio & Ciência. Em outubro do mesmo ano, integrou o projeto Ouvir Ciência do Ministério de Ciência e Tecnologia, que reuniu doze das mais significativas experiências de rádio ciência brasileiras. Em março de 2007, um dos programas que ainda estão em fase de produção, o Sinal Aberto, foi apresentado em Bogotá, Colômbia, durante o XI Encontro de Geógrafos da América Latina. Meses depois, em outubro, o micro Canta Cantos e o Canta Cantos Especial fizeram parte da segunda edição do projeto Ouvir Ciência.

Em 2008, novas estratégias vem sendo desenvolvidas pela equipe do Canta Cantos, que atualmente conta com o apoio de professores e alunos do Instituto de Geociências e comunicadores do Centro de Comunicação, além dos colegas do Núcleo de Apoio à Divulgação Científica da UFMG.

 


 

Objetivos

O objetivo principal do projeto Canta Cantos é divulgar formas alternativas de se fazer Geografia.

O projeto também pretende oferecer ao seu ouvinte:

  • a oportunidade de experimentar espaços ainda desconhecidos ou re-experimentar os já vivenciados;
  • promover a riqueza musical do Brasil, assim como dos brasileiros;
  • proporcionar a identificação e o reconhecimento cultural e espacial.


 

Quem somos?

Lucas Mello
Geógrafo/UFMG, mestrando em Geografia/UFMG e coordenador do projeto Canta Cantos.
E-mail: lucasmello@ufmg.br

Lucas Ávila
Graduando em Geografia/UFMG e Jornalismo/UNI-BH e estagiário do Núcleo de Apoio à Divulgação Científica da UFMG.
E-mail: lucasravila@yahoo.es

Fabiana "Bia" Nogueira
Graduanda em Geografia/UFMG e estagiária do Núcleo de Apoio à Divulgação Científica da UFMG.
E-mail: fabymac@yahoo.com.br

Eros Caio
Graduando em Geografia/UFMG e estagiário do Núcleo de Apoio à Divulgação Científica da UFMG.
E-mail: eros_caio@hotmail.com

Anna Carolina Rodrigues
Graduanda em Geografia/UFMG e estagiária do Núcleo de Apoio à Divulgação Científica da UFMG.
E-mail: annacarol.rodrigues@gmail.com

[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
Clique na imagem para mais detalhes

+ veja mais
Visitante número: